capacitação

Pandemia reforça a busca constante por atualização

Setor de capacitações da Acic auxiliou empresas e profissionais a enfrentar mudanças e adaptações

Deize Felisberto

A pandemia de coronavírus acelerou as tendências e exigiu dos profissionais conhecimento e adaptação rápida para acompanhar as necessidades e desafios das organizações. A corrida pela qualificação e requalificação para preencher as lacunas no conhecimento, que se tornaram ainda latentes neste momento, precisa ser rápida. Para auxiliar empresas e profissionais, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), por meio do setor de Capacitações, tem oferecido uma agenda intensa de treinamentos, com temas atuais, através de uma equipe de especialistas gabaritada.

O home office, tema que veio à tona durante esse ano, esteve na ementa da entidade. “O trabalho remoto já vinha ganhando espaço nas organizações, mas a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo, criando uma demanda pela capacitação dos profissionais, de modo a manter a produtividade”, aponta o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

“Já trabalhávamos com o tema administração do tempo em home office, mas agora o atendimento foi remodelado, para atender essa nova demanda de trabalho com ferramentas, trabalho com plataformas, trabalho on-line, trabalho remoto, que estão sendo exigidos de outra forma”, ressalta a facilitadora Tânia Aquino, especialista em Psicologia Organizacional e com ampla experiência em Gestão de Pessoas.

Postura de líderes e organizações

O momento de crise é o momento de reinventar, de fazer o novo, fazer o diferente

Cláudio Vicente Administrador e professor

Mudanças nos procedimentos, adequações, limitações na operação das empresas e incertezas sobre o comportamento do mercado a curto, médio e longo prazos. Muitos estão sendo os efeitos da pandemia na economia, exigindo uma nova postura de líderes e de organizações. E entre tantos desafios, um dos principais é manter os colaboradores engajados.

“Os líderes devem estar preparados, para que eles preparem as suas equipes para encantar seus clientes, oferecendo um serviço de alta qualidade, um atendimento excepcional e também produzindo e entregando produtos e serviços que sejam diferenciados no mercado. O momento de crise é o momento de reinventar, de fazer o novo, fazer o diferente”, considera o administrador e professor Cláudio Vicente.

“Agora mais do que nunca as empresas precisam cuidar da sua gestão de custeio, que inclui a administração de estoque, tanto de materiais como de insumo de processos. A capacitação vem para melhorar a administração dessa 'caixa forte' que é o estoque, deste 'cofre' dentro da empresa”, destaca também o professor Alessandro Costa.

Lei Geral de Proteção de Dados

Sancionada em agosto de 2018 e com vigência prevista para maio de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também foi assunto frequente nas capacitações da Acic. A entidade realizou duas turmas do curso, ministradas pelo advogado, administrador e professor Carlos Villela, ao lado de Renato Zardo, profissional com 20 anos de experiência em projetos estratégicos de gestão e TI.

Foi muito bom participar do curso de LGPD oferecido pela Acic. Os instrutores foram bem claros na abordagem dos temas. Apesar de ser algo totalmente voltado para a legislação, foi bem conduzido e de fácil assimilação

Saionara Pavei Participante do curso de LGPD

“Tratamos dos principais aspectos teóricos acerca da lei, entendendo os objetivos da legislação, os conceitos de tratamento de dados, os princípios da nova legislação e os desafios no processo de adequação”, destaca Villela. Além da parte teórica, teve espaço específico para tratar do processo de implantação das novas normas nas organizações. “Estudamos o projeto de implementação em seis passos, abordando o mapeamento de risco, como criar uma cultura de implementação LGPD, pontos necessários para o comitê encarregado de implementar a LGPD dentro da empresa e como fazer com que os setores consigam gerir o processo de implantação”, descreve Vilella.

“Foi muito bom participar do curso de LGPD oferecido pela Acic. Os instrutores foram bem claros na abordagem dos temas. Apesar de ser algo totalmente voltado para a legislação, foi bem conduzido e de fácil assimilação. Saio do curso com um bom aprendizado, com uma visão mais ampla sobre o tema e me sentindo preparada para implantação e adequação à LGPD na nossa instituição”, afirma a assessora de direção da Satc, Saionara Pavei.

Cumprimento das regras

A entidade sempre defendeu o retorno das atividades de forma a garantir a segurança e a saúde das pessoas e reforçou isso junto a seus associados e toda à comunidade. “A Acic já dispunha de amplos espaços para comportar os cursos e capacitações, bem como uma estrutura de serviços que garante a higienização constante de todos os ambientes. Assim, precisamos somente nos readequar ao que exigem as novas regras da secretaria de Saúde”, reforça a diretora executiva da associação, Maria Julita Volpato Gomes.

Agenda para o próximo ano

A entidade ainda abriu uma agenda de capacitações na modalidade on-line, que também será mantida em 2021. Para janeiro, a agenda de cursos também já tem assuntos definidos relacionados à abertura e ampliação de empresas, inteligência financeira pessoal, imposto de renda pessoa física, o tema da LGPD permanece na pauta focada aos colaboradores, e aos setores de departamento pessoal e recursos humanos, e holdin.

Revista Liderança Empresarial - Edição 1 - Dezembro de 2020