destaque

Librelato conquista reconhecimento com importantes premiações

Ano de 2020 para a Librelato, a terceira maior implementadora do País, foi de grandes conquistas

Mesmo com as dificuldades provocadas pela pandemia, o ano de 2020 para a Librelato, a terceira maior implementadora do País, foi de grandes conquistas. A empresa ganhou três importantes premiações: foi eleita a melhor do setor de Veículos e Autopeças pelo Anuário Época Negócios; foi a vencedora da 21ª Edição do Prêmio AutoData 2020 – Melhores do Setor Automotivo - na categoria “Exportador/Fornecedores”; e figurou entre as organizações reconhecidas com o Prêmio Catarinense de Excelência. Em 2019, a empresa também conquistou o Prêmio ACIC Empresa do Ano na categoria “Grande Empresa”.

“Em um ano desafiador, fomos agraciados com reconhecimentos de peso que nos motivam para seguirmos praticando aquilo que fazemos de melhor aqui na Librelato, que é apresentar inovações constantes em nossos produtos, empregar e qualificar nossos profissionais e ao mesmo tempo dar força ao nosso País”, pontua José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Em um ano desafiador, fomos agraciados com reconhecimentos de peso que nos motivam para seguirmos praticando aquilo que fazemos de melhor aqui na Librelato, apresentar inovações, empregar e qualificar nossos profissionais e ao mesmo tempo dar força ao nosso País

José Carlos Sprícigo CEO da Librelato

A Librelato investe todos os anos 3% da sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento. Isso significa constantes inovações tecnológicas e lançamentos de novos produtos. Alguns exemplos são o Semirreboque Graneleiro PRÓ-NIO, implemento que tem o Nióbio na composição e que garante um aumento de carga na ordem de 780 quilos. Em conectividade, com a tecnologia Librelato Connect, os frotistas elevam o padrão de controle e amplo monitoramento de suas cargas, inclusive com os implementos desacoplados dos cavalos-mecânicos. Já o Sider Grid permite amplo e total acesso a qualquer carga em até 30 segundos.

Empresa aderiu aos ODS da ONU

Em 2020, a Librelato aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que tem como compromisso cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos Países Membros da ONU e ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina, para contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense.

“Desenvolvemos alguns programas de sustentabilidade, como o projeto “Librelato +Verde”, que promove o plantio de mudas de árvores, ajudando a recomposição da vegetação nativa. Oferecemos mudas a todos os profissionais da Librelato, incluindo clientes e fornecedores, além de amigos das comunidades onde temos nossas fábricas. Conseguimos plantar mais de 4 mil árvores e além de contribuir com as gerações futuras, poderemos alcançar a diminuição de 561 toneladas de gás carbônico”, afirma Sprícigo.

Outra iniciativa da Librelato é a “Campanha de Sustentabilidade”, na qual o objetivo é retirar o material plástico do lixo comum e enviá-lo para a reciclagem. “Nossos profissionais trazem garrafas PET de qualquer tamanho para a empresa e depositam em locais apropriados, que depois seguem para reciclagem”, explica o CEO da Librelato.

Projeto de expansão das exportações

O projeto de expansão internacional da Librelato também alcançou voos maiores em 2020, com a sua primeira venda para o mercado africano. A Librelato está abrindo novos mercados também na América do Sul por meio do MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários, da qual a companhia faz parte. O Programa foi lançado há três anos e conta com organização da Anfir e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Conheça mais sobre a história da empresa.

Revista Liderança Empresarial - Edição 1 - Dezembro de 2020