Oportunizar aos estudantes acesso às novas tecnologias, com a concretização de um laboratório de informática, era um grande sonho da direção da escola, que faz parte do Movimento Santa Catarina pela Educação da Fiesc.
“Só temos a agradecer a todos os envolvidos, porque nunca desistimos de ter esse laboratório, desde quando iniciamos a participação no Movimento SC pela Educação. Esses computadores significam muito para uma escola com 810 alunos. Somos uma das maiores escolas da Rede Municipal de ensino de Criciúma, que não possui nenhuma tecnologia para oferecer aos alunos. Esses equipamentos mudarão muito a nossa realidade”, destaca a diretora da escola, Daniele Schlichting.
O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, entidade integrante do Forcri, reforçou a importância do incentivo à educação. “Sem educação não chegamos a lugar nenhum e neste momento é muito relevante estarmos apoiando uma iniciativa para levar acesso à tecnologia para esses estudantes e que os mesmos se desenvolvam e se estimulem para a área da inovação”, coloca Dagostin.
Parceria do “Google for Education”
Os professores da Escola Jorge da Cunha Carneiro receberão treinamento dos profissionais da Fiesc para aplicarem a plataforma educacional “Google for Education”, que possibilita às escolas, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, tanto para escolas como universidades, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes.
“Estou emocionado em fazer essa entrega para as crianças da nossa cidade, oferecendo instrumentos para um futuro mais próspero. A evolução da tecnologia está muito rápida e nós, como empresários e entidades, não podemos ficar alheios a tudo isso, precisamos fazer nossa parte”, salienta o vice-presidente Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal.
Apoio imediato
O presidente do Forcri, André Luiz Santiago de Castro, conta que a adesão à iniciativa foi feita de forma imediata pelas entidades. “O Forcri, formado pela Acic, CDL, Somarsul, Lions e Rotary Clubes, foi provocado pelo Leandro Eufrásio, representante do Rotary no Forcri, para nos unirmos nessa demanda, e imediatamente todas as entidades abraçaram a causa”, destaca.