inovação

Desenvolvimento regional pauta Sul Conecta

Evento on-line realizado pela Gerência Regional do Sebrae/SC em outubro contou com a parceria da Expomais

Andréia Limas

A retomada do desenvolvimento no Sul de Santa Catarina e o papel das micro e pequenas empresas, empreendedores, entidades, instituições, lideranças regionais e comunidade nesse processo pautou o Sul Conecta, evento on-line e gratuito realizado no dia 15 de outubro pelo Sebrae/SC. A iniciativa, que contou com a parceria da Expomais, teve como convidados Ana Carla Fonseca Cainha e Gil Giardelli.

“Ao abordar os temas propostos, os convidados ressaltaram todas as transformações que foram aceleradas durante a pandemia e apresentaram um panorama do que se pode esperar do período pós-crise. Foi uma experiência enriquecedora”, avalia a diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Maria Julita Volpato Gomes, integrante do Comitê Gestor da Expomais.

“Agradecemos as entidades parceiras, que nos ajudaram a organizar este evento, e aos palestrantes, que nos trouxeram muitas informações relevantes para este período que estamos passando. Espero que todos tenham aproveitado esse momento”, afirma o gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Sugestão pelo turismo de bem-estar

Discorrendo sobre o tema “Papel das Pequenas Empresas no Desenvolvimento das Cidades”, Ana Carla Fonseca Cainha destacou as potencialidades que o Sul apresenta e trouxe uma sugestão de negócios. “Faço uma provocação ao turismo de bem-estar, algo que vai ser cada vez mais necessário no cenário pós-pandemia”, colocou.

“Se a região conseguir usar essa possibilidade para resolver um problema que a população tem, relacionado à saúde mental, há um mundo de oportunidades. Principalmente, com a tendência do turismo de aproximação, realizado dentro de uma distância de 500 quilômetros. Inovação também é fazer conexões improváveis e reunir o que há de melhor neste pacote”, pontuou.

Inovação com olhar nas pessoas

Estamos em um momento do ser humano e da ética no centro de tudo

Gil Giardelli Especialista em cultura digital

Falando sobre “Inovação, Transformação Digital e Sociedade 5.0 no cenário pós-pandemia”, Gil Giardelli salientou que inovar é manter o olhar sobre as pessoas. “Existe um novo mundo, completamente diferente. O mais bacana é que estamos em um momento do ser humano e da ética no centro de tudo”, entende.

Para ele, o futuro já chegou, mas está “mal distribuído”. “É tempo de pensar o impensável. Nós temos que reduzir as turbulências e aprender com o passado, interrogar o presente e antecipar o futuro. Estamos na era da inovação dos comuns, ou seja, da inovação de cada um de nós”, considera.

Painel aponta as perspectivas para 2021

Ao final de suas falas, os palestrantes participaram de um painel sobre as perspectivas para 2021, no desenvolvimento dos pequenos negócios e das cidades. “O Sul de Santa Catarina ainda tem muito a revelar para o resto do Brasil. É preciso pensar regionalmente, formar consórcios entre os municípios, para beneficiar e valorizar a produção local”, propôs Ana.

Para Giardelli, é possível estender a cultura de inovação às empresas mais tradicionais. “É do debate de ideias, do divergir que vamos realmente ter novos pensamentos. É preciso ter esse pensamento adaptativo e perceber que a inovação é um processo que dá mais tempo às pessoas”, declarou.

Expomais

Desde 2016, a Expomais vem sendo realizada anualmente, consagrando-se como o mais importante evento de conteúdo em gestão do Sul catarinense. Essa sequência foi quebrada este ano: diante do cenário gerado pelo coronavírus, as cocriadoras – Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc – decidiram cancelar a edição.

Mesmo sem as atividades presenciais, as cocriadoras encontraram uma forma de celebrar a Expomais, definindo pelo apoio ao Sul Conecta.

Revista Liderança Empresarial - Edição 1 - Dezembro de 2020