valorização

Movimento em prol da economia local: força aos empreendedores do Sul catarinense

Ações de comunicação e o uso de um selo que destaca empresas e consumidores engajados são iniciativas do Sicredi com o apoio da Acic

Para reforçar a importância dos pequenos empreendedores e do cooperativismo como motores da economia brasileira, o Sicredi levanta em todo o país, desde junho deste ano, a bandeira da cooperação em um movimento para engajar as pessoas em prol da economia de sua região. No Sul catarinense, a campanha “Eu Coopero com a Economia Local” ganhou o apoio de diversas câmaras de dirigentes lojistas e associações empresariais, inclusive o da Acic.

Com iniciativas de comunicação e a aplicação de um selo que destaca empresas e consumidores engajados na causa, o Sicredi busca estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local. “Esse é o nosso propósito há mais de 117 anos. Mas, entendemos que este é o momento de usar essa vocação que temos para criar uma rede de apoio ao empreendedor daqui”, explica o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.

As entidades apoiadoras também receberam o selo da campanha. “Valorizar os nossos empreendedores é valorizar a nossa cidade. Desta forma, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento local. Esta é uma bela iniciativa do Sicredi, que tem todo o apoio da Acic”, reforça o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Criatividade e adaptação para se manter relevante

Uma das ações do Movimento é a produção de vídeos que contam as histórias de empreendedores associados à Instituição Financeira Cooperativa e que mudaram a forma de fazer negócios durante a pandemia. Uma delas é a da empresária Deni Fabris, que produz doces para festas. Com todos os eventos e encomendas cancelados logo no início da pandemia, a empreendedora viu na criação de novos produtos uma alternativa.

“Ouvi de um consultor do Sebrae que este era o momento para usar a criatividade. Foi quando parei e pensei: eu gosto de criar! Então desenvolvi as ‘festas na caixa’, com opções para o Dia dos Namorados, Dia das Mães e festas juninas”, conta Deni. Com isso, segundo ela, foram gerados novos negócios para aproximadamente 15 pessoas e empresas de Criciúma e região.

Outra frente do movimento é o lançamento do site Economia Local Sicredi, que apresenta conteúdo em formato de vídeo e e-books para os empreendedores que desejam ou precisam adaptar o seu negócio.

Revista Liderança Empresarial - Edição 1 - Dezembro de 2020