empresa do ano

Olivos Biotecnologia, uma história marcada pela experiência e inovação

A história de sucesso da Olivos é fruto de muito conhecimento e de uma experiência de 35 anos do fundador da empresa, Rubison Olivo

Deize Felisberto

Com atuação no mercado há 12 anos, a Olivos Biotecnologia foi uma das empresas vencedoras do Prêmio Acic Empresa do Ano 2019, promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O foco à pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias nas áreas humanas e animal, com aproveitamento racional dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente, levaram a empresa a ser destaque entre tantas outras que concorriam à premiação.

“A empresa e os colaboradores ficaram lisonjeados com essa premiação, a qual se traduz como o resultado e a recompensa por muitos anos de trabalho e dedicação de toda a nossa equipe. A iniciativa da Acic é merecedora de muitos elogios, pois motiva as empresas e seus colaboradores aos esforços de melhorias contínuas”, destaca o diretor presidente da Olivos Biotecnologia, Rubison Olivo, doutor em Ciência dos Alimentos.

A empresa e os colaboradores ficaram lisonjeados com essa premiação, a qual se traduz como o resultado e a recompensa por muitos anos de trabalho e dedicação de toda a nossa equipe

Rubison Olivo - Diretor presidente da Olivos Biotecnologia

A história de sucesso da Olivos é fruto de muito conhecimento e de uma experiência de 35 anos do fundador da empresa, Rubison Olivo. “A empresa é uma idealização que iniciou-se nos primórdios de minha vida. Desde criança mentalizei essa realização e para tanto foi uma vida de preparação. Sempre fui instigado a trabalhar com biologia e com alimentação e então, propositalmente, cursei a Faculdade de Farmácia Bioquímica, com especialização em Tecnologia de Alimentos. Trabalhei muitos anos em uma grande empresa de alimentos, na área de pesquisa e desenvolvimento”, conta Olivo.

Em paralelo à experiência na indústria, Olivo dedicou-se muito à Academia, onde realizou Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência dos Alimentos. “O conhecimento em ambas as áreas, inclusive com alguns períodos de morada no exterior, possibilitou-me conhecer novas oportunidades e ideais de negócios tecnológicos, que contribuíram para que eu me tornasse sócio, por 16 anos, em uma empresa multinacional de tecnologia avançada em ciência dos alimentos, com sede em São Paulo”, relata o empresário.

Inovação é o propósito da empresa

Com o apoio dos colaboradores e com todos os cuidados preventivos, expandimos nossa atuação no mercado e com o consequente aumento de vendas e do faturamento

Rubison Olivo Diretor presidente da Olivos Biotecnologia

A inovação é uma característica inerente e constante da Olivos Biotecnologia, é a alma da empresa. E neste momento de inúmeras transformações, mudanças e adaptações, a empresa fez valer sua essência e não se acomodou frente ao atual cenário. “Existe uma máxima que 'crises geram novas oportunidades', e acreditamos nessa máxima. Por atuarmos em uma área essencial, nossas atividades não sofreram paralisação. Ao contrário, com o apoio dos colaboradores e com todos os cuidados preventivos, expandimos nossa atuação no mercado e com o consequente aumento de vendas e do faturamento, que têm atingido recordes mês a mês”, ressalta Olivo.

O fornecimento de produtos naturais denominados de “clean label” (rótulo limpo), com a tendência do uso mínimo de conservantes químicos, é o grande diferencial da marca. Nessa linha, a empresa criou insumos naturais com tecnologia avançada de base biotecnológica, em parceria com empresas europeias, especialmente da Holanda, Alemanha e da Suíça, e investe em constante criação de novos produtos e com aplicações diversas nas áreas de estabilização e conservação de alimentos.

Desafios para o futuro

Acompanhar o mercado é um dos desafios constantes, conforme Olivo. “O mercado está cada vez mais competitivo e a inovação é e sempre será um dos nossos maiores desafios. Para isso, apostamos e investimos em profissionais intelectuais e com perfil para a pesquisa científica aplicada aos negócios, sendo esse um dos nossos maiores diferenciais no mercado”, conclui.

Revista Liderança Empresarial - Edição 1 - Dezembro de 2020