Comando Local ODS SC

Nova gestão do Comitê Criciúma tem o desafio de fomentar o desenvolvimento sustentável no Sul

Disseminar e fomentar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um dos propósitos do Comitê Local de Criciúma do Movimento

Deize Felisberto

“Desde o início da implantação do comitê em Criciúma, conseguimos fomentar inúmeras ações nas organizações, empresas e engajar pessoas físicas. Iniciamos os trabalhos com cinco signatários e hoje chegamos ao número de 39”.

Regina Freitas Fernandes
Coordenadora geral do Comitê Local de Criciúma do Movimento Nacional ODS

Disseminar e fomentar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um dos propósitos do Comitê Local de Criciúma do Movimento Nacional ODS SC, que iniciou no mês de março com uma nova coordenação para a gestão 2021/2022.

O Comitê de Criciúma permanece com a coordenação geral de Regina Freitas Fernandes, representante da instituição Satc. Representantes do Bairro da Juventude, Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Indústria Carbonífera Rio Deserto, bem como pessoas físicas engajadas ao Movimento também compõem a nova gestão do Comitê Local.

“Desde o início da implantação do comitê em Criciúma, conseguimos fomentar inúmeras ações nas organizações, empresas e engajar pessoas físicas. Iniciamos os trabalhos com cinco signatários e hoje chegamos ao número de 39. O ano de 2020 foi difícil. Não conseguimos concluir todo o planejamento proposto, porém muitas ações foram realizadas de forma virtual, como o ODS na Prática, durante o mês de setembro. Os signatários realizaram muitas atividades, inclusive ótimas iniciativas durante a pandemia”, destaca a coordenadora geral do Comitê Local de Criciúma do Movimento Nacional ODS, Regina Freitas Fernandes.

“Para este ano, temos novos projetos que estão sendo estudados com a disseminação de cada um dos 17 ODS e a intenção é ampliarmos também o número de signatários para a região da Amesc”, pontua Regina.

Coordenação da gestão 2021/2022

Coordenação Geral: Regina Freitas Fernandes (SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de SC)

Coordenação Geral Adjunta: Otávio Nunes Neto (Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas)

Coordenação de Mobilização: Fernando Barbosa dos Santos (Pessoa Física)

Coordenação de Mobilização Adjunta: Paula Guollo (Pessoa Física)

Coordenação de Comunicação: Deize Liliane Felisberto (ACIC – Associação Empresarial de Criciúma)

Coordenação de Comunicação Adjunta: Vanessa Nórdio (Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda.)

Em SC, 700 signatários no Movimento

Ao todo, em Santa Catarina, são mais de 700 signatários, entre pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público, que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. O Estado conta com 13 comitês locais: Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis Ilha, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Tubarão, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Vale Europeu.

Os interessados em aderir ao movimento podem procurar o Comitê Local da sua região por meio do endereço criciuma@sc.movimentoods.org.br

Signatários de Criciúma destacam experiências e expectativas

As experiências e expectativas dos signatários do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina ganharam destaque na live “Por que somos ODS?”, promovida pelo Comitê Local Criciúma no dia 24 de maio. O evento, apresentado do estúdio multimídia da UniSatc, em Criciúma, foi transmitido ao vivo pelo YouTube e alcançou mais de 130 visualizações.  O bate-papo integrou a Semana ODS em Pauta, em que todos os 13 comitês locais de Santa Catarina promovem ações com o propósito de multiplicar conhecimento sobre os ODS.

Em uma hora de conversa, os signatários Michele Ribeiro Luiz (Instituto Felinos do Aguaí), Suzana Ronsoni (Confecções Vanelise), Otávio Nunes Neto (Bairro da Juventude) e Abel Corrêa de Souza (professor universitário – pessoa física), debateram e relataram experiências sobre ser signatário ODS. Todo o evento contou com tradução simultânea em Libras.

A coordenadora geral do Comitê Local Criciúma do Movimento Nacional ODS SC, Regina Freitas Fernandes, afirma que o evento superou as expectativas. “Por meio do bate-papo, os participantes conseguiram mostrar o que são os ODS, bem como a importância para a sociedade”, explica. Segundo ela, eventos como esse são muito importantes para apresentar os ODS às pessoas e organizações, de forma simples e clara, fazendo com que compreendam que não é necessário mudar as ações que já realizam e, sim, incluir os ODS nas práticas.

A live “Por que somos ODS?” foi gravada e está disponível abaixo. 

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021