Estatística

Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc trabalha em constante análise de dados

Grupo conta com a expertise de grandes pesquisadores para apoiar instituições públicas e privadas nas tomadas de decisão

A lógica é trazer o que há de mais atual nesses dados de forma acessível e reunida em um mesmo endereço, o que antes não existia na nossa região.

Melissa Watanabe
Coordenação do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc

Buscar, sistematizar e analisar dados que possam ser úteis na tomada de decisão, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e do ecossistema de inovação. Essas estão entre as fundamentais funções do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

Implantado no início de 2020, o grupo de trabalho já iniciou sua história na Universidade com a tarefa de liderar a criação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Conforme uma das coordenadoras do Observatório, Melissa Watanabe, essa é uma das diversas atividades que estão entre a gama de atuação do setor e pode ser ampliada de forma a beneficiar ainda mais municípios.

O propósito principal do Observatório, de acordo com Melissa, é buscar dados oficiais dos mais variados tipos e setores e compilá-los para que sejam disponibilizados de forma mais clara e acessível para o público no site criado com esse objetivo. “A lógica é trazer o que há de mais atual nesses dados, de forma acessível e reunida em um mesmo endereço, o que antes não existia na nossa região”, explica.

Os informativos produzidos pela equipe são disponibilizados gratuitamente na página do Observatório, www.observatorio.unesc.net, e formam, de acordo com Melissa, importante banco de dados que abastece empresas e organizações em análises e tomadas de decisão.

Além de Melissa, atuam na coordenação do Observatório o professor Thiago Rocha Fabris e no grupo de trabalho o professor Michel Alisson da Silva e a colaboradora Nicole Vitor Gomes, acompanhados de acadêmicos bolsistas dedicados ao auxílio na busca pelos dados.

Ampliação das atividades

Além do foco em apoiar agentes públicos, de acordo com Melissa, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc oferece serviço voltado a instituições privadas. Empresários e agentes públicos podem solicitar estudos à equipe sobre os mais variados temas. “Podem ser questões voltadas, por exemplo, à previsão de receita, mensuração de resultados, cluster, análise setorial, estudo de demandas, entre tantos outros assuntos que nossa equipe está apta a analisar”, acrescenta.

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021