Núcleos Setoriais

Novas coordenações promovem ações de fortalecimento aos negócios

Deize Felisberto

Novas coordenações assumiram os núcleos setoriais de Base Tecnológica, Via Gastronômica de Criciúma, Moda e da Mulher Empresária de Criciúma da Acic no primeiro semestre de 2021. No planejamento, diversas ações e atividades para o fortalecimento dos negócios. 

No comando da Via Gastronômica de Criciúma, o empresário Joster Favero assumiu a presidência acompanhado de Marcelo Ribeiro da Costa (tesoureiro), Miguel Angelo Mastella (secretário), Guilherme Farias (diretor de marketing e eventos) e Leandro Vettorazzi (diretor comercial), para a gestão de dois anos.

“O ano de 2020 foi de desafios e de uma tensão constante, um divisor de águas para todos os segmentos econômicos, porém para a gastronomia, que vive do atendimento presencial, foi um ano de reinvenção, oferecendo novas tendências de consumo como o delivery, por exemplo. Ainda assim, consideramos o saldo muito positivo para a Via Gastronômica como entidade. Encabeçamos  todas as negociações com o Poder Público Municipal, levando as pautas do setor. Saímos fortalecidos enquanto estrutura e organização representativa”, considera o presidente da Via Gastronômica de Criciúma, Joster Favero.

Ações e projetos

“Queremos concretizar quatro projetos muito fortes ainda para este ano; o  incremento no quadro de casas associadas, a elaboração do Mapa Gastronômico de Criciúma, a manutenção do Festival Gastronômico, e a principal bandeira de trabalho, tornar a Via uma organização de utilidade pública, para que possamos buscar fontes de captação de recursos e ampliar o leque de atuação”, detalha Favero.

Potencial para o turismo de negócios

Um dos grandes diferenciais de Criciúma, de acordo com o empresário, é a vocação para o turismo de negócios, que deve ser explorado nesta gestão. “Somos um polo ceramista, confeccionista e varejista. Algumas das maiores redes de supermercados do país e do Estado são de Criciúma, isso proporciona um turismo de negócios rotativo semanal, com um número expressivo de pessoas circulando, mas que busca, muitas vezes, opção gastronômica nas cidades vizinhas”, observa Favero. Para ele, falta fortalecimento na promoção da divulgação de todo esse diferencial.  “Precisamos que o público que chegue na cidade passe a frequentar a nossa gastronomia. Qualidade e variedade de sabores temos de sobra”, conclui.

Núcleo da Moda

Dando sequência ao trabalho da diretoria liderada até então pelo presidente Eduardo Rizzotto, o  empresário Emmanuel Polanczyk assumiu a coordenação do Núcleo da Moda com o propósito de unir diferentes gerações de empresários por uma causa comum: o associativismo e a busca por conectar as empresas associadas a oportunidades com o intuito de torná-las mais competitivas e sustentáveis.

Movido pelas suas experiências e visão, o jovem empresário tem realizado pesquisas junto aos associados para identificar as demandas e participado ativamente das ações, reuniões e comunicação da entidade.

“O que se tem observado é um movimento muito positivo, resultado da soma das duas forças, do Núcleo de Moda Sul Catarinense e do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindivest), para que as entidades possam alcançar objetivos comuns a todos os associados. Não apenas sobreviver, mas perseverar e conquistar um espaço de destaque”, ressalta Polanczyk, proprietário da empresa Toda Frida. 

Um desses projetos é a participação na elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal (Pedem), programa do Sebrae em parceria com os municípios, no sentido de promover mudanças significativas e determinantes em um esforço de cocriação. 

Trabalho conjunto

Trabalhando em conjunto com o Sindivest, agora sob a presidência do empresário André Spader, o Núcleo trata de aspectos práticos e operacionais, como eventos, projetos de nível técnico, parcerias e outras execuções que visem diretamente o apoio a ações em benefício às empresas associadas. Já o Sindicato trabalha assuntos como negociações, documentação, acertos, reuniões e estabelecimento de relações primordiais para que a indústria caminhe sem grandes percalços. 

Eventos

Adaptados ao novo momento, os eventos promovidos pelo Núcleo ampliaram a abrangência com o formato on-line. “Isso possibilitou que convidássemos e trouxéssemos pessoas fora do nosso círculo regional, que jamais teríamos conseguido trazer sem apoio de entidades parceiras”, considera Polanczyk.

Neste ano, já estiveram nas reuniões empreendedoras como Amanda Memente, participante do Shark Tank e uma das proprietárias da Wonder, marca pioneira em plus size; Cris Piuga, criadora do Método Lojista Influencer, e Suzi Lee do Stylee, especialista em falar sobre coleções de forma prática e honesta, além de parceiros como Sebrae, Fiesc, N Marinho, Produlean, Lenzi, Sesi, Andressa Fabris, Thiele Biff e Audaces. 

O contato com o Núcleo para associação ou mais informações pode ser feito pelo WhatsApp (48) 99992-0694 ou Instagram

Nova diretoria

Presidente: Emanuel Polanczyk Batalion

Vice-Presidente: Eduardo Silveira Rizzotto

1ª Secretária: Rosane Maria Maturana Benedet

1ª Tesoureira: Aline Nazaré Coelho De Souza

2ª Secretária: Alice Nazaré Coelho De Souza

2º Tesoureiro: Laureci Volpato

Conselho Fiscal Efetivo: Cledia Iolanda Carminatti Spillere Da Rosa – Teres Mar Bon – Xandrus Galli /

Conselho Fiscal Suplente: Gabriela Silvestre Hulse – Milse Maia – Nivaldo Pedroso.

Núcleo de Base Tecnológica

A nova coordenação do Núcleo de Base Tecnológica é formada por Luiz Fabiano Santos, Bruno Elias Buttner e Luiz Silva. 

“Nosso objetivo é fomentar a mão de obra na região, hoje uma das principais carências na área de tecnologia. Além da escassez de profissionais qualificados, quem se forma aqui acaba indo para outras regiões. A ideia é habilitar pessoas da cidade, mesmo aqueles que não atuam na área atualmente, para que tenham no segmento de tecnologia um novo caminho de atuação. Também faremos ações para fortalecer as pequenas empresas e trabalhar na promoção de alguns eventos e atividades”, detalha Santos.

O Núcleo de Base Tecnológica da Acic é formado por 17 empresas atualmente, porém a intenção é ampliar o número de nucleados. “Queremos que Criciúma seja reconhecida nacionalmente como um polo tecnológico”, acrescenta.

Núcleo da Mulher Empresária 

A empresária Vânia Menegalli assumiu a coordenação do Núcleo da Mulher Empresária  para o mandato 2021-2022, ao lado da vice-coordenadora, Kátia Sorato.

Com quase 25 anos de atuação, o Núcleo da Mulher Empresária é referência no Estado, sendo uma das primeiras representações empresariais femininas formadas por meio do Programa Empreender, operacionalizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, com apoio do Sebrae.

“Está sendo um ano cheio de atividades para fortalecer os negócios e o empreendedorismo, buscando tornar as mulheres cada vez mais empoderadas da sua capacidade de agregar valor à sociedade, à família e ao ambiente corporativo. Obrigada a cada mulher que faz parte deste núcleo. Vocês são mulheres que nos inspiram”, enaltece a coordenadora do núcleo, Vânia Menegalli.

Ações e projetos

Entre as atividades programadas estão mentorias, palestras e eventos. “Realizamos no ano passado uma pesquisa com as nucleadas para dar suporte ao nosso planejamento. Estamos trazendo temas para o debate e para as atividades de desenvolvimento, de acordo com o que foi apontado nos questionários. Assuntos como comunicação, oratória, inteligência emocional, liderança e gestão foram alguns dos identificados e serão abordados para desenvolver ainda mais o empreendedorismo feminino”, explica a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Acic.

Coordenação 2021/2022 

Coordenadora: Vânia Kátia Menegalli Moojen

Vice-coordenadora: Kátia Dalla Líbera Sorato

Diretoria Financeira: Maria Salete Budni Milanezi e Inede Fontana Canella

Secretaria Executiva: Karina Colombo Crocetta e Josiane Gava de Souza

A coordenação do Núcleo da Mulher Empresária conta ainda com comissões focadas em relacionamento, conhecimento e eventos.

Núcleo de Meio Ambiente 

Direito Ambiental para Engenheiros foi a pauta do evento promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente durante o mês de junho. A capacitação teve a condução da advogada e especialista em Direito Ambiental Cristine Camilo Dagostin Dal Toé.

Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental 

Com o intuito de reconhecer iniciativas voltadas à preservação da natureza e à responsabilidade social, o Núcleo de Meio Ambiente da Acic promove a segunda edição do Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental em 2021. O edital de inscrições, encerrado no mês de junho, recebeu sete empresas. 

Na edição deste ano, puderam se inscrever à certificação as empresas associadas à Acic, no âmbito da Região Carbonífera, da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc) e da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

“Tivemos a primeira edição do Selo no ano passado e a certificação impulsionou outras empresas a também buscar esse reconhecimento. As empresas estão trabalhando para buscar o seu melhor e isso também vai se refletir na área ambiental. A certificação não é só uma forma de destacar a empresa e sim reconhecer os esforços para melhorias na parte ambiental, na estrutura, pensando como um todo e beneficiando a sociedade”, destaca a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente da Acic, Émilin de Jesus Casagrande de Souza.

A entrega da premiação aos selecionados, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, ocorrerá no fim do ano.

Núcleo de Solução em Transporte e Logística foca em qualificação

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi o tema debatido em encontro do Núcleo de Solução em Transporte e Logística da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

O assunto foi explanado pelo advogado e administrador Carlos Villela, especialista no tema.  Em vigor desde setembro de 2020, a LGPD entra em uma nova etapa este ano, pois a partir de agosto haverá a possibilidade de aplicação de penalizações pelo descumprimento das medidas previstas e a adequação torna-se ainda mais urgente para as empresas que lidam com informações pessoais, independentemente do porte e do ramo de atividade.

O empresário Sérgio Pelegrim, que assumiu a coordenação do núcleo a partir deste ano para uma gestão de um ano, destaca que muitos debates importantes e pertinentes aos negócios estão programados para os próximos meses. Entre algumas áreas que serão abordadas estão recursos humanos, tecnologia, gestão, jurídica, trabalhista e indústria 4.0.

“No ano de 2020 tivemos algumas dificuldades em concluir todas as ações que havíamos projetado, devido à pandemia, porém para este ano queremos fortalecer ainda mais o propósito do núcleo de qualificar, fortalecer e inovar o setor, buscando ser referência em solução de transporte e logística no país”, destaca Pelegrim.

Constituído em 2018, o Núcleo de Solução em Transporte e Logística da Acic conta com 11 empresas participantes.

Durante o mês de julho, o núcleo também realizou a palestra “Como selecionar e encontrar motoristas de carga”, com a especialista em Gestão Estratégica de Pessoas Claudia Luiza Fontana

AJE Criciúma promove mais uma edição do Feirão do Imposto

As associações de jovens empreendedores de todo o Brasil realizaram o Feirão do Imposto durante o mês de maio, com o tema “Pra Ser Justo”. A iniciativa tem como proposta debater a eficiência na gestão dos recursos públicos e informar à população sobre a alta carga tributária, além da complexidade do sistema tributário brasileiro e a necessidade urgente de uma reforma.

Em Criciúma, a ação foi realizada pela Associação de Jovens Empreendedores (Aje) de Criciúma, no Nações Shopping.

No local, um “Impostômetro” em tempo real demonstrou o quanto a população brasileira já pagou de impostos em 2021. No momento, o número está na casa de R$ 1,7 trilhão em impostos pagos.

O Feirão do Imposto é realizado em Santa Catarina desde 2002 e atualmente é organizado pelo Conselho Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), junto ao Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), braço jovem da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021