DIAGNÓSTICO

Pedem aponta entraves e potencialidades para Criciúma

Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem) é fruto de parceria entre o município e o Sebrae

“O Poder Público de Criciúma e o Sebrae realizaram várias reuniões para escutar cada segmento na elaboração do plano. Ter um diagnóstico mostrando os entraves e as potencialidades de cada setor é fundamental para traçar ações que possam efetivamente contribuir para o desenvolvimento socioeconômico”.

Moacir Dagostin
Presidente da Acic

Construído em parceria entre o município e o Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem) foi instituído em Criciúma por meio da Lei nº 7.911, de 25 de junho de 2021. A legislação é resultado de uma série de entrevistas e encontros, a fim de identificar os principais eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico do município.

“O Poder Público de Criciúma e o Sebrae realizaram várias reuniões para escutar cada segmento na elaboração do plano. Ter um diagnóstico mostrando os entraves e as potencialidades de cada setor é fundamental para traçar ações que possam efetivamente contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, avalia o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.

“O principal parceiro do Pedem em todas as cidades sempre é a Associação Empresarial, por conhecer os setores econômicos que alavancam o município. São atores desse trabalho o poder público, a iniciativa privada e a sociedade organizada”.

Cláudia Bitencourt
Consultora do Sebrae SC

Eixos

O plano engloba as principais adversidades e oportunidades de seis eixos: cerâmica, moda, comércio, tecnologia, construção civil e educação, esse último é transversal, ou seja, perpassa todos os outros. Além disso, apresenta projetos e soluções para atender às demandas de cada segmento. “Desenvolvemos o Pedem para atrair mais investidores, impulsionar a nossa economia local e fortalecer as empresas daqui”, expõe o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. A lei determina que a administração pública municipal acompanhe o plano pelos próximos 15 anos e o atualize a cada seis meses.

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021