Estatuto

Acic fomenta a atividade empreendedora

A partir da reforma estatutária, Acic passou a disponibilizar espaços para locação a empresas em fase inicial de constituição, que precisam reacomodar colaboradores ou desenvolver atividades em coworking

Andréia Limas

Aprovada pelo Conselho Superior da entidade em dezembro passado, a reforma estatutária permitiu à Associação Empresarial de Criciúma (Acic) ofertar novos serviços às empresas associadas e a terceiros. A entidade passou a disponibilizar espaços para locação a startups, incubadoras e empresas em fase inicial de constituição, por até 24 meses, prazo que pode ser prorrogado por mais 12 meses.

“Tão importante quanto fortalecer as empresas que já estão em operação é criar condições para que outras se estabeleçam. Por meio dessa iniciativa, a Acic cumpre seu papel de apoiar os empreendedores, criando um ambiente propício para que seus negócios possam nascer, prosperar e se consolidar. Dessa forma, a Acic colabora com o desenvolvimento não só das organizações, mas da região como um todo, com a geração de empregos e renda”, ressalta o presidente da entidade, Moacir Dagostin.

A associação também passou a locar espaços para o desenvolvimento de atividades em coworking. “Nesse modelo, as empresas e profissionais podem compartilhar a estrutura e, principalmente, o material humano, o conhecimento, para crescer juntos”, enaltece Dagostin.

Na Associação, as empresas ainda encontram um ambiente adequado para reacomodar colaboradores. Por meio do Projeto Acic Conecta, as organizações podem locar espaços para desenvolvimento e aprimoramento de atividades laborais, assim como pessoas físicas têm acesso à locação de espaços e salas preparados para o trabalho remoto.

Gestão executiva 

O novo Estatuto Social da Acic também traz uma importante mudança na gestão executiva da entidade. O mandato da diretoria passa a ser de três anos, não podendo o presidente ser reeleito para mandatos consecutivos. Até então, a diretoria tinha mandato de dois anos, sendo eleita pelo Conselho Superior, por meio de chapas apresentadas, permitindo ao presidente ser reeleito para um único mandato consecutivo.

Com a nova redação, para ocupar o cargo de presidente o candidato deverá ter participado como diretor da entidade por pelo menos três anos, e ter tido a frequência mínima, prevista no regulamento, nas reuniões da diretoria executiva. Anteriormente, a exigência era de dois anos.

Com 80 artigos, o estatuto modernizou também cláusulas que regem o funcionamento da associação, com mudanças pontuais, como a alteração no formato das reuniões promovidas pela diretoria executiva e conselhos e das assembleias ordinárias e extraordinárias, que além de presenciais podem ocorrer de forma remota, adaptando-se assim ao momento atual.

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021