Oportunidades

Desenvolvimento sustentável é estratégico para as empresas

ODS representam um grande desafio e uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios

Deize Felisberto

Cada vez mais, o tópico de desenvolvimento sustentável tem sido trazido à tona. Juntamente a esses debates, está crescendo a cobrança para que ações que visem tornar o mundo um lugar melhor sejam tomadas e, consequentemente, a responsabilidade daqueles que têm uma importância maior frente a isso.

É indispensável, entretanto, que as organizações que tenham interesse em fazer parte dessa mobilização crescente da sociedade conheçam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para as empresas, os ODS representam um grande desafio e uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios. Contudo, para transformar os desafios em oportunidades, será preciso compreender de forma bem estruturada as implicações das novas metas para o setor produtivo.

Por sua capacidade de investimento e espírito inovador, o setor empresarial prestará uma contribuição imprescindível para o cumprimento dos ODS num espaço de tempo de 14 anos – de 2016 a 2030.

Boas práticas

Na verdade, as empresas já detêm um amplo conhecimento de tecnologias e de processos inovadores de gestão para viabilizar uma economia sustentável. Exemplos não faltam. Contudo, com a implementação das metas dos ODS, que vão estimular uma maior parceria com as instituições governamentais e sociais, esse know how empresarial será extremamente valioso e determinante para dar escala às boas práticas.

Da mesma forma, para as empresas os ODS representam mais do que a adequação a novas práticas, pois promover o desenvolvimento sustentável é uma ação estratégica e pode se tornar uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios.

As empresas podem utilizar os ODS como um quadro global para moldar, conduzir, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades, permitindo que essas tirem proveito de uma escala de benefícios, tais como:

  • Identificação de oportunidades de negócios futuras;
  • Valorização da sustentabilidade corporativa;
  • Fortalecimento das relações com as partes interessadas e manutenção do ritmo com os desenvolvimentos da política;
  • Investir em um ambiente propício aos negócios;
  • Utilização de uma linguagem comum e de uma finalidade compartilhada.

Saiba Mais

Acesse o Guia ODS para empresas

O Guia dos ODS para as Empresas foi pensado e organizado para orientar o setor privado nesse novo cenário. O documento promove o entendimento sobre o processo de construção e definição dos ODS, recomenda o alinhamento das metas internas já estabelecidas pelas empresas aos ODS e trata do mapeamento do impacto dos ODS ao longo da cadeia de valor como parte de um passo a passo a ser seguido para que os ODS sejam internalizados na estratégia dos negócios.

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021