Aniversário

Acic celebra 77 anos reconhecida como importante propulsora do desenvolvimento regional

Durante solenidade transmitida pela internet, foram lembrados momentos marcantes e a atuação de pessoas que transformaram e mantêm a entidade como forte defensora das demandas da classe empresarial e da comunidade

Deize Felisberto

“Nosso reconhecimento aos fundadores, ex-presidentes, conselheiros, diretorias, colaboradores e especialmente aos nossos associados, pois são o fundamento e a razão principal da existência da Acic. Hoje, somos 1,7 mil associados que a cada dia temos orgulho de fazer parte da construção desta entidade”.

Moacir Dagostin
Presidente da Acic

Durante o encontro, transmitido pela internet, foram lembrados momentos marcantes das mais de sete décadas de atuação, bem como a participação determinante de pessoas que colaboraram e continuam se empenhando para manter a entidade como forte defensora das demandas da classe empresarial e da comunidade. 

“Nosso reconhecimento aos fundadores, ex-presidentes, conselheiros, diretorias, colaboradores e especialmente aos nossos associados, pois são o fundamento e a razão principal da existência da Acic. Hoje, somos 1,7 mil associados que a cada dia temos orgulho de fazer parte da construção desta entidade”, enaltece o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

A busca constante pelo aprimoramento das ações igualmente foi ressaltada por Dagostin. “Somos uma das maiores e mais respeitadas associações empresariais do Sul do país. Congregamos 24 núcleos dos mais diversos setores, uma estrutura modelo no Estado, inúmeras soluções empresariais, capacitações e consultorias, que contribuem com o crescimento e a competitividade das empresas e preparando-as para enfrentar o mundo dos negócios, sempre atenta às transformações do mercado e da sociedade e pautada no associativismo”, pontua.

Consolidação de serviços e soluções

Ao longo do tempo, a Acic ampliou e consolidou serviços e soluções, facilitando o dia a dia dos gestores, com oportunidades para que as empresas avancem sua competitividade no mercado, gerando negócios e inovação. O envolvimento em questões importantes da sociedade, carregando firmemente a bandeira do desenvolvimento por meio da educação, da cultura e do incentivo à inovação, também são marcas da entidade que se consolidam década após década. 

Força do associativismo

A comemoração de 77 anos chega também em uma nova realidade, devido à pandemia do novo coronavírus. Neste momento, mais do que nunca, a Acic busca na força do associativismo o direcionamento de suas ações junto à comunidade e à classe empresarial. O apoio, a orientação e o fortalecimento das empresas associadas, com projetos, consultorias especializadas em diversas áreas da gestão, criação de novos núcleos e soluções empresariais. Recentemente, a Acic lançou o Polo da entidade em Morro da Fumaça.

Dagostin  destaca que, embora aos 77 anos, a entidade continua rejuvenescida graças a sua característica de alternância de poder, com diretorias renovadas e motivadas. “O futuro que melhor construiremos, na medida em que soubermos reconhecer a importância daqueles que preparam nosso presente”, destaca.

O presidente do Conselho Superior da entidade, César Smielevski, também salienta a importância do associativismo no direcionamento das ações. “Entre os princípios do associativismo estão a participação, solidariedade, união e cooperação por objetivos comuns, acreditando que juntos podemos criar propósitos e encontrar caminhos para dirimir os conflitos e problemas enfrentados pela sociedade. A Acic é referência no associativismo porque trabalha incansavelmente pautada nessa missão”, considera.

“O modelo associativista é inovador, unindo empreendedores que trabalham juntos pelo bem do setor que atuam. Isso é o associativismo na prática, movimento que claramente trabalha para o crescimento das nossas cidades”, acrescenta Smielevski.

Transformação das empresas 

Devido às restrições impostas pela pandemia, a cerimônia em celebração ao aniversário da Acic contou com a presença apenas de diretores, conselheiros e coordenadores de núcleos da entidade. 

Os convidados, assim como o público que acompanhava a solenidade pelo YouTube da Acic, tiveram a oportunidade de assistir à palestra “A transformação das empresas por meio da inovação, gestão e pessoas”, conduzida pela empresária Viviane Martins, presidente da Falconi, consultoria pioneira na introdução de técnicas de gestão no Brasil. 

“Diante dos desafios e das dificuldades em empreender no Brasil, precisamos estar preparados, ter a capacidade de adaptação e transformação contínua, não importa o porte da empresa. É necessário ter um objetivo final, mas entender que essa busca pela transformação não termina, pois trata-se de um processo que se renova, na medida em que as necessidades também mudam”, ressaltou a doutora em Administração e mestre em Finanças.

Acic é homenageada com Moção de Aplauso do Legislativo 

A Acic recebeu o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Criciúma pelos seus 77 anos de fundação com a entrega oficial de uma placa. A Moção de Aplauso para a associação foi aprovada, por unanimidade, na Sessão Ordinária no dia 22 de junho. De autoria do vereador Manoel Rozeng da Silva, a moção foi entregue ao presidente da Acic, Moacir Dagostin, na sede da entidade, com a presença de todos os colaboradores. 

“Agradecemos muito este momento com a presença da Câmara de Vereadores, representada pelos vereadores aqui presentes. É uma honra muito grande à Acic ser lembrada mais uma vez. São 77 anos de história e a cada ano que passa procuramos estar mais inseridos na comunidade e, junto com o Legislativo, defendendo as bandeiras de Criciúma e de toda a região Sul. Agradecemos essa importante deferência à Acic”, ressalta o presidente da associação empresarial.

O vereador Manoel Rozeng da Silva enalteceu o importante papel da entidade para o fortalecimento da região Sul. “Essa Moção de Aplauso é uma demonstração de reconhecimento de todos os vereadores da Câmara Municipal de Criciúma à Acic pelo que ela fez e faz, e representa para o desenvolvimento de Criciúma e região. Parabéns à Acic, aos colaboradores e a todos os associados pela dedicação, trabalho e esforço para que Criciúma ocupe o lugar que ocupa”, enfatiza o edil, autor da proposição. 

Estiveram presentes durante o ato oficial para a entrega da homenagem os vereadores Salésio Lima, Zairo José Casagrande, José Paulo Ferrarezi e Miguel Pierini. 

Santos Longaretti, legado em prol do associativismo 

Entre os homenageados pela passagem dos 77 anos da Acic, estava o ex-presidente da entidade, Santos Longaretti, que aos 88 anos, no último dia 26 de maio, eternizou seu legado em prol do associativismo e do desenvolvimento de Criciúma e região.

Os dois anos em que assumiu a presidência da Acic demonstram apenas um pouco do período de tempo que Santos Longaretti dedicou à Associação Empresarial. A história de envolvimento com a Acic começou muito antes, ainda na década de 1960. Longaretti, além de associado, passou pelos cargos de vice-presidente, tesoureiro, membro do Conselho Deliberativo e deixou sua marca por décadas, trabalhando em prol do associativismo e do crescimento da entidade.

Santos Longaretti presidiu a Acic entre 2008 e 2009, assumindo a presidência do Conselho Superior da entidade em 2010, ano em que também recebeu a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedido pela Fiesc, uma das maiores honrarias do setor econômico estadual.

Atuação no setor da confecção

Na vida empresarial, esteve sempre ligado ao setor da confecção. Fundou as empresas Calças Calcutá, Calcutá Tecidos e Loja Di Santi. Liderou a fundação do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Criciúma, ocupando os cargos de tesoureiro e presidente. Lutou, também, pela implantação do Serviço Nacional da Indústria (Senai) em Criciúma, apostando no desenvolvimento através da educação, e atuou junto à Fiesc. Foi um dos incentivadores do crescimento do Bairro da Juventude.

Homenagem

Por toda a sua contribuição, o empresário foi lembrado pela Acic em diversas ocasiões. Mais recentemente, ao completar 75 anos de fundação, em 2019, a Associação Empresarial prestou suas homenagens a Longaretti com a entrega de uma comenda.

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021