PGVE

Liderança e metas, estratégia empresarial, inteligência comercial e tomada de decisão em pauta

Participantes do Programa de Gestão e Vivência Empresarial terão mais quatro módulos para a conclusão da primeira turma na Acic

Andréia Limas e Deize Felisberto

“Conectado aos processos de gestão, o PGVE se une aos programas de capacitações da Acic, oportunizando aos associados conhecimentos necessários para alavancar os resultados dos seus negócios e desenvolvendo novas competências”.

Moacir Dagostin
Presidente da Acic

Liderança e metas, estratégia empresarial, inteligência comercial e modelos de tomada de decisão foram os primeiros temas abordados pelo Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE – oferecido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Os participantes terão ainda quatro módulos para a conclusão da primeira turma da capacitação estratégica, desenvolvida em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc, sob a coordenação de Renan Grijó Búrigo, diretor da Acic. 

“Conectado aos processos de gestão, o PGVE se une aos programas de capacitações da Acic, oportunizando aos associados conhecimentos necessários para alavancar os resultados dos seus negócios, desenvolvendo novas competências a partir conceitos, ferramentas, estudos de caso e depoimentos de empresários convidados a compartilhar suas experiências de sucesso”, salienta o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

“O PGVE tem dez anos de existência, sempre promovendo enormes ganhos aos participantes e às empresas. Estamos honrados em ser parceiros da Acic, uma entidade com estrutura admirável, exemplar”, enaltece o coordenador acadêmico da UniSociesc, Márcio Rogério de Oliveira.

Módulos

Dividido em oito módulos relacionados a áreas fundamentais às empresas, o programa conta com professores renomados e com conhecimento, vivência, experiência e atuação no mercado nacional e internacional, em sua área de especialização. O primeiro módulo – Liderança e Metas – foi conduzido por José Waldo Camurça, mestre em Comunicação Institucional e pós-graduado em Marketing. 

“O programa oportuniza conhecer pessoas, aumentar o networking, trocar vivências, com um conteúdo aplicável no dia a dia. No primeiro módulo, abordamos como gerir pessoas que gerem negócios, na minha avaliação o maior desafio dentro das empresas”, considera o professor, que também é palestrante e diretor da JW Camurça Desenvolvimento Profissional.

Estratégia empresarial 

O professor e industrial Claudio Augusto Garbi abordou a estratégia empresarial no segundo módulo. “As organizações, independentemente de seus portes, precisam ter algumas formas e mecanismos para atuar, mantendo os processos de crescimento, evolução e melhorias. Nesse módulo, mostramos instrumentos que podem ser colocados em prática por empresas de diferentes níveis e tamanhos para alcançar o caminho para o sucesso”, descreve Garbi.

Inteligência comercial 

Já o terceiro módulo trouxe a inteligência comercial, sob a ótica do professor Alexandre Luís Götz Weiler. “A inteligência comercial visa olhar para a empresa, olhar para o mercado, olhar para a clientela e otimizar toda essa interrelação que existe. É a responsável não só pela sobrevivência das empresas, mas pela reinvenção, inovação sustentável, do ponto de vista financeiro, econômico e social e do ponto de vista estratégico”, pontua Weiler, que é professor universitário e atua principalmente em cursos de pós-graduação. É também sócio fundador das empresas Weiler Consultores Associados e RIWA Sistemas On-line e Sites Profissionais.     

Palestras

Em cada módulo, um empresário é convidado a compartilhar experiências com os participantes. A série foi aberta por Renan Grijó Búrigo, diretor da Acic e coordenador do PGVE na entidade. Os convidados seguintes foram o empresário Edmilson Zanatta, também diretor da Acic, e Augusto Freitas, fundador e administrador da Bike Point.

O professor Camurça também ministrou uma palestra sobre o papel da inteligência emocional nas negociações, enquanto Garbi discorreu sobre o gerenciamento das organizações em momentos de crise, a exigência das mudanças e as vertentes que devem ser acompanhadas para dar seguimento às empresas. 

Preparação para a tomada de decisão

Diretor da Plasson do Brasil e integrante da diretoria da Acic, Gilberto Francisco Hobold também foi convidado a compartilhar experiências com empresários e profissionais que compõem o PGVE na Acic.

Em encontro no dia 11 de agosto, Hobold abordou a preparação para a tomada de decisão e a importância do bom senso na definição de ações estratégicas para as empresas. “Algumas questões podem esperar, outras precisam ser decididas rapidamente, mas as decisões têm que ser tomadas no tempo certo. Se analisou, ponderou, decida e siga”, indica.

Quarto módulo

A participação de Hobold integrou a programação do quarto módulo do PGVE. A disciplina “Modelos de Tomada de Decisão” foi ministrada pelo professor Wander Mendes, especialista e ativista de aprendizagem e mudanças, além de sócio fundador e CEO da Model Thinking.

De acordo com o especialista, a competência mais importante atualmente, e que será ainda mais no futuro, é a tomada de decisão pelas organizações. “A tomada de decisão nos coloca ou tira do jogo. Significa escolhas, equilibrando o racional e o emocional. Significa você ligar o coletivo no consenso comum de decisões coletivas, respeitando as individualidades. É um módulo que está presente em todos os demais módulos no programa, como estratégia, pessoas, processos, inovação, criatividade, gestão de projetos e liderança”, esclarece o professor Wander Mendes. 

Os próximos módulos serão sobre gestão de pessoas; gestão financeira; inovação nas organizações; e sustentabilidade do negócio.

Revista Liderança Empresarial - 2ª Edição - Agosto de 2021